Terrenos no RPG Maker VXACE


Terrenos no RPG Maker VXACE

Introdução:
Não sei se a maioria de vocês sabem como se faz... Mas hoje estarei aqui para postar um pequeno tutorial que irá mostrar como utilizar os terrenos no RPG Maker VXACE.
Resolvi postar este tutorial depois de alguns membros, algum tempo atrás vierem me perguntar como que faz para armazenar um terreno do tileset numa variável, para criarmos uma condição com ele.
Hoje o membro Nandik veio me procurar com a mesma dúvida, então tirei a conclusão de que o tutorial seria útil para aqueles que não sabem armazenar os terrenos numa variável, assim como era feito no RPG Maker XP.

Pra que servem estes terrenos?

Vamos supor que: Você está mapeando um jogo, onde numa certa parte do mesmo há uma passagem de lava! Então você deseja fazer com que por exemplo, quando o personagem passe por cima desse terreno de lava, ele morra!
Nós poderíamos criar vários eventos no mapa, contendo esses comandos de game over, espalhados por todo o terreno de lava, mas este processo gastaria tempo de mais, e poderia gerar lag em alguns casos.
Então para substituir este processo cansativo, simplesmente utilizaríamos um comando de terreno! Irei mostrar como!

Criando o terreno:

Primeiro mapeie seu projeto da forma que desejar.
Eu irei utilizar o exemplo da lava para a criação deste tutorial, mas você poderá utilizar o tileset que desejar.

Então, depois de mapear a fase, eu deixei a passagem de lava, mais ou menos assim:



Tá feio mas dá para o gasto!
Então continuando, eu quero fazer com que quando o jogador pise sobre os locais onde contém lava, o jogo dê game over.
Eu utilizei esta parte do tile do RTP:  para mapear a lava. 
Então, eu irei até o banco de dados na aba: "Tilesets" e irei configurar o terreno deste tile:

1º Em "Bloqueio" verifique se a parte do seu tile desejado está bloqueado (com um X) e se sim, deixe-o passável (com uma bolinha) apenas clicando sobre o mesmo, para que o personagem possa atravessar o tile e pisar sobre o terreno.
2º Agora vá em "Terreno". Você terá uma tela assim:



As partes do seu tile com alguns números zeros.
Esses números serão a ID do seu terreno, ou seja, cada parte desse tileset terá uma ID (número) de terreno diferente, te possibilitando assim de criar não só um, como vários outros terrenos num mesmo tileset.
Agora, determine uma ID de terreno para o seu tile desejado, no meu caso, a lava. Irei deixa-la com a ID 01, já que não estou utilizando outros terrenos.
Para selecionar a ID de terreno, basta clicar sobre o tile desejado e selecionar um número de zero à 7, dando cliques no mesmo até chegar no número desejado.
Dica: Nunca crie terrenos com ID zero, pois estes irão servir para outras partes do tileset que não irão conter condições de terrenos.

O meu ficou assim:



Viram? Meu tile de lava agora possui um número 1, ou seja, agora este tile é o terreno 1! Com esta informação, podemos criar uma condição de terreno! Que no caso seria: se o personagem pisar sobre esta área do mapa, o jogo dará game over.

Condição de terreno:

Agora com o terreno configurado, nós iremos criar a condição para que algo ocorra, caso o herói pise sobre a área com lava.

Crie um evento em processo paralelo no mapa, ou utilize um evento comum e vá até as opções de variáveis.
Agora, defina uma nova variável, e em "operador" selecione a opção "script":



Dentro do box do script, cole isto aqui:

$game_player.terrain_tag
Mas o que seria isto?

Esta é a tag de terreno do RPG Maker VXACE, que irá armazenar numa variável um terreno do tileset do banco de dados do seu projeto!

Pronto! A variável que você selecionou está armazenando os terrenos do seu projeto, agora basta criar a condição utilizando esta mesma variável:

Como já dito, crie uma condição, selecione a variável que você armazenou a tag de terrenos, e em constante deixe o número da ID referente do seu terreno que você anteriormente configurou no banco de dados. No meu caso, essa ID será a ID 1.
Depois de ter feito isto, dentro da condição, coloque os comandos que você deseja que serão executados, quando o jogador pisar sobre o terreno desejado. Eu coloquei o comando de game over.
Por fim, o evento ficou assim:



Agora quando o player pisar na área com lava, o jogo dará game over.

Finalização:

Prontinho! Muito mais simples e eficaz do que criar diversos eventos contendo o game over espalhados pela área de lava, não?
Agradeço ao Khas por ter postado em algum local que não me recordo no momento, a tag de terrenos e à todos que me procuram para tirar dúvidas! Gosto de compartilhar meu conhecimento com vocês...

No mais, qualquer dúvida com relação à esta postagem, podem me procurar.

2 comentários:

 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger