O RPGMAKER - Resource Manager

Resource Manager:

A parte crucial do seu jogo, caso você queira adicionar novos recursos, tanto gráficos quanto sonoros, no seu projeto.

Para acessa-lo, clique neste ícone () ou pressione F10 no seu teclado, enquanto você estiver no editor de mapas.

Ao abrir o gerenciador de recursos (ou resource manager) você encontrá esta janela:



Na lateral esquerda da janela, você encontra as pastas de cada informação do seu jogo: A pasta que guarda as imagens dos tilesets (gráficos dos mapas), a pasta que guarda as música do seu jogo, a pasta que guarda as imagens dos gráficos dos personagens do seu jogo e etc...
No centro da janela, você encontra todos os recursos salvos em suas devidas pastas, ordenados pelo sistema alfa-numérico.
As bolinhas azuis representam os recursos padrões do RPG Maker, os chamados de RTP, ou seja, imagens e arquivos de áudio que já vêm inclusos com o programa.
Se você adicionar um novo recurso às pastas no resource manager, ele ficará representando por uma bolinha vermelha:



E por falar em adicionar novos recursos no projeto... Na lateral direita da janela, você encontrará as seguintes opções:

Importar: Clicando aqui, você poderá finalmente adicionar novos recursos para o seu projeto! Basta ir à pasta onde o mesmo está salvo e clicar sob ele, para abri-lo no resource manager.


Exportar: Clicando aqui, você poderá fazer o inverso da opção ''importar''. Com a opção de exportar, você poderá enviar um arquivo do resource manager (sendo RTP ou não) para alguma pasta do seu computador.

Visualizar: Visualiza o arquivo de imagem que você tenha enviado para o resource manager.
Nas pastas de áudio, esta opção fica desativada, pois não têm como você visualizar um som.


Deletar: Deleta os recursos selecionados que foram importados para seu projeto.
Esta opção não deleta os arquivos do RTP, apenas os arquivos que você importou para o resource manager. Se quiser se livrar do mesmo, vá até a opção ''Jogo'' >> ''Selecionar RTP'' >> ''RTP 1'' >> Nada:
 >> 

Mas cuidado ao realizar esta operação: Você pode perder todos os arquivos que você poderia estar utilizando com o RTP no projeto, e quando o jogo for lê-los, irá dar erro, pois o arquivo foi excluído, e consequentemente, não encontrado.
A solução para isso, seria antes de você se livrar do RTP, exportar para as pastas corretas todos os arquivos do mesmo, que você esteja utilizando.

Importando arquivos de imagens:
Ao abrir a imagem no resource manager, uma tela assim irá aparecer:



1. Zoom: Clique aqui caso queria aumentar ou diminuir o zoom (aproximação) da sua imagem, a fim de encontrar algum detalhe ou erro na mesma.
2. A imagem: Aqui está a imagem que você está enviando(importando) para o seu projeto.
3.  Cor Transparente: Clique com o lado esquerdo do mouse, na cor da imagem que você deseja que não apareça no jogo. Na maioria das vezes, o fundo da imagem.
Seguindo o exemplo acima, a cor cinza ficaria transparente, ou seja, não aparecia, pois eu a selecionei. Assim, a imagem terá o fundo transparente, e este cinza não ficaria em volta dela.
4. Cor Translúcida: Clique com o lado direito do mouse, na cor que você não queria que necessariamente fique transparente, porém, fique com um certo nível de baixa opacidade.
Muito útil para criar efeitos de sombras e contornos.

Lembre-se: O RPGMaker aceita os formatos .png e .bmp no resource manager.
Arquivos com extensões como .jpeg e outros podem não ser reconhecidos pelo programa, ou serem importados direto, sem mostrar a janela de transparência (a janela que foi recentemente explicada, acima) fazendo assim, as imagens ficarem com baixa qualidade, e com cores no fundo.
* Se você utiliza os RPGMaker 2000 ou 2003 preste atenção: Essas engines só aceitam recursos gráficos com menos de 256 cores, por isto converta suas imagens para o formato .bmp(menos de 256 cores) para importa-las no seu projeto.

Importando arquivos de áudio:
Além de imagens, você poderá também importar arquivos de áudio para seu projeto, como músicas e sons diversos para o game.
Ao contrário da opção de imagens, ao importar áudios para seu jogo, você não poderá visualiza-los.
Por isto, ao importar um arquivo de som para o seu projeto, feche o resource manager, e através deste ícone  tenha acesso à biblioteca de mídia do seu jogo:



Clique em reproduzir para escutar/testar o arquivo de áudio, e em parar para que a reprodução seja interrompida.
Você pode também aumentar o volume de seus sons, e a velocidade dos mesmos ao serem reproduzidos (podendo até alterar o ritmo do áudio, dando a ele um novo efeito)
Basta mexer nas setinhas nas opções indicadas, e ir testando os efeitos, através da opção ''reproduzir''.
O RPGMaker suporta os formatos de áudio: .mp3, .wma e .mid

O que importar para o resource manager?
Os arquivos a serem importados para o resource manager, para serem reconhecidos pelo programa, devem estar salvos em suas pastas corretas, dependendo do tipo de arquivo. Eis as pastas do jogo:


Animations: Devem aqui estar contidas todos os gráficos das animações do o seu jogo.

Autotiles: Aqui devem estar salvos os arquivos de autotiles do seu jogo (ler aula sobre o database)

Battlebacks: Importe para esta pasta, os arquivos de imagens do fundo das batalhas padrões do rpg maker.

Battles: Aqui estarão salvos os arquivos das imagens dos gráficos dos personagens (heróis e inimigos) durante as batalhas padrões do rpg maker.

Character: Nesta pasta você irá salvar as imagens dos gráficos dos personagens, a serem mostrados no mapa.
* Se utilizar os RPG Maker VX ou ACE, para salvar um gráfico único de um character, insira na frente de seu nome um cifrão ($) por exemplo, $personagem.

Fogs: Insira nesta pasta o gráfico das névoas do seu projeto.

Gameovers: Salve nesta pasta a imagem da tela de game over do seu jogo.
* Nos RPG Maker VX e VX ACE, a imagem de game over é salva numa pasta chamada ''System''.

Icons: Salve o arquivo de imagem dos ícones do seu projeto, para serem inseridos em armas,itens,armaduras e etc...
* Nos RPG Maker VX e VX ACE, os ícones são salvos numa pasta chamada ''System''.

Panoramas: Salve nesta pasta todos os arquivos de imagens dos panoramas (imagem de fundo do seu mapa) do seu projeto. (Ler aula sobre o database)
* Nos RPG Maker VX e VX ACE, os panorama são salvos numa pasta chamada ''Parallaxes''.

Pictures: Salve aqui as imagens do seu jogo. Como por exemplo, uma barra de vidas, uma big face de algum personagem, e etc...

Tileset: Nesta pasta ficarão contidos todos os arquivos de imagens do seu tileset (junção de gráficos para mapear - Ler a aula sobre o database)
* No RPG Maker VX, os tilesets são separados em partes que são salvas numa pasta chamada ''System''.

Titles: Salve nesta pasta o arquivo de Imagem da sua tela de título.
* No RPG Maker VX, as imagens da titles são salvas numa pasta chamada ''System''.

Transitions: Deixe salvo nesta pasta, as imagens das transições do seu jogo (ler aula sobre database)

Windowskin: Salve nesta pasta, as janelas do seu jogo: Onde aparecerão as mensagens escritas por você, os menus, e etc...
* Nos RPG Maker VX e VX ACE, as windowskins são salvas numa pasta chamada ''System''.

BGM: Salve aqui os arquivos de áudio do seu jogo, que serão as músicas do mesmo.

BGS: Nesta pasta devem estar salvos os arquivos de áudio que são efeitos com loops, para serem reproduzidos ao longo do jogo.
Por exemplo: Um barulho de chuva caindo, ou o vento soprando.

ME: Salve os arquivos de áudio que são músicas curtas: Por exemplo, uma música rápida indicando que o personagem coletou algum item, ou a música do game over.

SE: Salve aqui, todos os arquivos  de áudio que serão os efeitos sonoros do seu jogo: Desde aquele som do herói atacando com uma espada, o botão sendo pressionado, ou o som de um baú ou porta se abrindo.

Por fim...
*Nos RPG Maker VX e VX ACE existe uma pasta chamada ''Faces'' onde você poderá guardar os arquivos de imagens, que serão utilizadas como as faces dos personagens nas mensagens e nos seus respectivos sistemas de batalha padrão.
No RPGMaker VX Ace, ainda há uma pasta chamada ''Movies'', onde você poderá salvar os arquivos de vídeo, para serem reproduzidos no mesmo.
Leia mais aqui.


Templates:
Para adicionar corretamente novos recursos gráficos no seu jogo, você precisará procura-los pela internet ou criar tudo do zero.
No caso de encontrar gráficos prontos, você poderá simplesmente adiciona-los em suas respectivas pastas, porém, se encontrar um recurso que não está no formato do template* do RPGMaker, ou criou seus próprios recursos, você precisará converte-los para que o RPG Maker possa identifica-los.
Para isso, utilize os templates: *Que são imagens de auxílio, que poderão lhe ajudar a posicionar as imagens corretamente num alinhamento em que a engine poderá reconhecer o formato da imagem.
Para encontrar templates para as versões do rpg maker, clique aqui.
Se quiser ter uma ideia de como adicionar imagens nos templates assista a esta video-aula:



Na aula mostra-se como adaptar os recursos gráficos para o charset, mas o conceito para as outras partes gráficas é o mesmo.

Um comentário:

 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger