Variáveis: Aula 2 - Operações



As operações básicas

Iniciando:
Na aula passada, nós aprendemos como atribuir um valor à determinada variável, e como utilizá-la numa pequena quest.
Agora iremos dar mais atenção a um assunto que foi pouco abordado na aula passada, as operações básicas que podemos efetuar com as variáveis.
Nos eventos do RPG Maker nós temos cinco tipos de operações matemáticas: adição (+) subtração (-) multiplicação (*) divisão (/) e apesar de poucos saberem, um comando que nos permite acessar o valor do resto de uma divisão (%).
Pois bem, agora que você sabe quais são as operações com variáveis vamos começar a aula.

Primeiro de tudo quero ensinar uma coisa nova a vocês (não sei se é tão nova assim):
No comando “mostrar mensagens” você tem a possibilidade de usar um código, que te informa o valor de determinada variável.
Primeiramente vamos por em prática o que aprendemos na primeira aula: atribuir um valor qualquer para uma variável.
Crie um novo NPC no mapa, e vá aos comandos de eventos no comando “opções de variável”.
Eu atribui o valor de dois mil e quinhentos, para a variável de ID 0001, com o nome de “Número”:



Dê ok.
Agora iremos usar o comando de mostrar mensagens, e iremos escrever algo do tipo:
“A variável de ID 0001 tem o valor de \v[?]”
Preste atenção no código em negrito: Este é o código que nos dá a informação de quanto determinada variável armazena.
No lugar onde está o ponto de interrogação, nós colocamos o ID da variável que desejamos visualizar.
No caso, eu quero visualizar a variável de ID 0001, então meu código ficará assim: \v[1] (sim, não são necessários os zeros do lado esquerdo).
Se você quisesse visualizar o valor da variável de ID 0002, bastava colocar o código da seguinte maneira: \v[2]. E assim com todas as outras variáveis, basta substituir a interrogação pelo ID da variável desejada.
Continuando: Agora que você colocou o código no “mostrar mensagens”, dê ok, e rode o teste do jogo, e vá falar com o NPC.
Ele lhe dá a informação, por meio de textos do valor que a variável que você escolheu possui.
Porém, você não precisa necessariamente dar o valor de dois mil e quinhentos para a sua variável, tente dar outros valores à ela também.
Você também pode mostrar valores de mais de uma variável numa mesma mensagem! Basta utilizar o código novamente, e colocar o ID da variável desejada, algo como:
“O valor da variável de ID 1 é de \v[1], o valor da variável de ID 2 é de \v[2]
E o valor da variável de ID 34 é de \v[34].”
Certo! Eu acho que até aqui já deu para entender como o código funciona, não é?

Agora nós iremos ver como efetuar cálculos matemáticos em operações básicas, com variáveis.
Para isto, nós iremos utilizar o comando “Armazenar número” que trabalha somente com variáveis.

Então iremos visualizar primeiramente a interface da janela deste comando:


Nada tão complexo:
1.   É meio que óbvio o que esta opção faz, ela simplesmente te dá à possibilidade de você selecionar uma variável qualquer, para atribuir o valor do número futuramente armazenado.
2.   Não, aqui não será armazenado o número à variável, aqui você irá escolher quantos dígitos o número armazenado poderá ter. Lembrando que no máximo serão apenas 8 (oito) dígitos.

Então vamos botar em prática o que iremos fazer:

Crie um novo NPC no mapa, e utilize o comando “armazenar número” no evento, e escolha uma variável qualquer, com o nome de “operação  1”.
Para não ficar algo muito extenso, coloque apenas para a variável ter dois dígitos.
Certo! Agora chame o comando “mostrar escolhas” e nas caixas coloque as opções:
“Adição”, “Subtração”, “Multiplicação” e “Divisão”:



Dentro do comando “Se escolher adição” chame o comando de armazenar número novamente, só que dessa vez utilize outra variável que não seja a “operação 1” e coloque o nome da mesma de “operação 2”. Deixa-a para armazenar dois dígitos, também.
Agora sim vem a parte de efetuarmos as operações, e neste caso, iremos efetuar a operação da adição:
Abaixo do comando de armazenar número, dentro da escolha de adição, utilize o comando “opções de variáveis” e escolha a variável “operação 1”. Em “operação” marque a caixa da adição (+). Em “operando” escolha “variável” e selecione a variável “operação 2”:



O que fizemos até aqui? Quando você for armazenar um número à variável “operação 1” e depois um número à variável “operação 2” esses números serão somados uns aos outros, a partir do momento que fizermos isto que acabamos de fazer, a “operação 1” está somando a “operação 2”. Pura matemática!
Continuando... Agora dê ok nesta janela, e utilize o comando “mostrar mensagens” e escreva algo como: “O resultado da sua operação foi de \v[?]”
Lembra-se do que aprendemos no inicio desta aula? A utilizar o código: \v[?] para nos mostrar o valor de uma variável?
Então, iremos utilizá-lo aqui para que ele nos mostre o resultado da operação. No lugar da interrogação, iremos substituir pelo ID da variável que desejamos visualizar seu valor, e como escolhemos a variável “operação 1” para efetuarmos a operação, iremos colocá-la dentro do código, e no meu caso a variável “operação 1” tem ID 0001, então ficaria: “O resultado da sua operação foi de \v[1]”.
Até aqui está terminado, mas precisamos fazer com que as variáveis: “operação 1” e “operação 2” voltem a ter o valor zero, para que possamos fazer outras operações matemáticas com elas, sem que elas confundam os números, e para isto iremos utilizar novamente o comando “opções de variável”.
Poderíamos simplesmente pegar a variável “operação 1” e igualar a mesma à zero, e fazer o mesmo com a “operação 2”, mas nós podemos igualar ambas as variáveis à zero de uma só vez, utilizando apenas um comando: “Desde”.
Lembram na aula um, que a opção “individual” trabalhava apenas com uma variável? Então! A opção “desde” é o contrário, ela trabalha com mais de uma variável.
Onde está escrito “desde” você irá colocar o valor da primeira variável que deseja trabalhar, no meu caso, a de ID 1. Onde está escrito “até” você irá colocar até quais variáveis (representada por IDs) que iremos trabalhar. No meu caso eu só quero trabalhar com duas variáveis, a de ID 01 e de ID 02, então irei colocar assim: Desde 1 até 2.
E como iremos igualá-las à zero, em “Operando” deixe a constante em zero:




Lembrando que: Onde está escrito “até” não será determinado quantas variáveis você irá trabalhar e sim até qual ID das mesmas você irá trabalhar.
Pronto! Está feito! Dê ok, e rode o teste do jogo! Ao falar com o NPC, abrirá uma janela com dois números zeros, aí você irá escolher um número qualquer com dois dígitos, para efetuar a operação. (Para selecionar os números, utilize o teclado, e pressione as teclas da setinha para cima ou para baixo, para escolher um número. Para confirmá-lo, pressione enter.)
Agora na janela de mostrar escolhas, escolha a opção “adição” e em seguida, escolha outro número com dois dígitos, para concluir a operação de adição.
Feito isso, o NPC irá te dar o resultado da conta!
Se isso ocorrer corretamente, a primeira parte está pronta, e seu comando de evento deve estar assim:



Agora nas outras opções de escolhas, faça o mesmo procedimento que foi mostrado até aqui, só que ao invés de marcar a caixa de adição (+) em “operação” marque a caixa da operação referente à escolha programada. Lembrando que:  Subtração (-) Multiplicação (*) e Divisão (/).
No final, seu comando de evento deverá estar assim:



Preste atenção nos quadriculados em vermelho, da figura acima: Cada opção de escolha possui um símbolo referente à operação escolhida.
Agora rode o teste do jogo, e fale com o NPC no mapa: Escolha qualquer opção de operação matemática, após armazenar um número, de preferência escolha cada operação, desde adição até divisão, e veja se os resultados foram mostrados corretamente!
Se isso ocorrer, chegamos ao final desta segunda aula com sucesso! Do contrário, algo deve estar errado, e se não conseguir corrigir o problema, me procure imediatamente.


Fim da segunda aula:
 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger