Criando mini-game de pacman:







Tutorial de hoje:

Essa semana irei ensinar como criar um mini-game BÁSICO do clássico: PacMan.
Na verdade para a estréia da saga, eu iria começar com outro mini-game, 
porém alguns problemas impediram isto. Vamos lá?



Materiais:





Claro que para fazer um mini-game de pacman, você poderá usar os gráficos 
que achar melhor, porém, quem quiser, aqui estão os gráficos do jogo, ripados por mim:






Importe os gráficos para a pasta 'characters' do seu projeto.

Começando:

Primeiramente vamos mapear o mini-game.
Eu estou com o mapa nas medidas: 17x13 com o tile A do RTP.
Preencha o mapa com o espaço preto, e depois pegue algum tile que não pareça grama nem água, e mapeie como achar melhor:
Pode ser algo simples, apenas faça um mapa que lembre algo dos jogos pacman, algo como isto:

Agora que mapeou, vamos aos eventos dos fantasmas:

1° Crie um novo evento no mapa, com o gráfico do fantasma.
Deixe a freq dele em 5, e iniciar quando em ''ao tocar heroi'', Opções de animação MOV.
Em comandos de eventos, coloque para reproduzir alguma SE de sua preferência, esperar 25 frames, e chamar tela de game over:

Depois, vá em tipo de movimento, no fantasma e coloque para a invisibilidade ficar OF, e depois o comando ''seguir herói'', marque a opção ''repetir movimento'' e ''ignorar se impossível'':


Agora, crie uma nova aba nesse mesmo evento, crie uma switch com o nome de ''Blue 1'', coloque o gráfico do fantasma azul, em ''opções'' deixe em animação fixa, ''iniciar quando'' em ao tocar evento, ''freq'' 5, e tipo pré-definido. Dentro dessa opção, coloque para a invisibilidade deste evento ficar OF, e o comando ''fugir do herói''.
Em comandos de eventos, crie uma nova variável com o nome de ''pontos'' e adicione (+) 3.000 na constante (ou o valor que você preferir). Coloque para reproduzir qualquer SE que desejar, e depois chame o comando ''posição de evento''. Coloque o evento, aonde o mesmo se inicia (dentro de um cubículo, como no jogo oficial)

Após fazer isso, coloque a opção de switch local A ON:

Pois bem, agora crie uma nova aba nesse mesmo evento, coloque ainda o gráfico do fantasma azul, em condições do evento, coloque a switch local A, e iniciar quando em ''processo paralelo''.
Em comandos de eventos, ponha para que se espere 450 frames, chame o comando ''posição de evento'' e ponha o evento em algum local que não seja o cubículo, operação de switch local A OFF, e switch ''blue 1'' OFF:

Dê OK. O evento do inimigo está pronto, agora basta criar mais três como este, e acabou!
Lembre-se de trocar as posições do evento, e as switchs, crie mais três switchs: ''Blue 2'','' Blue 3'' e ''Blue 4.''


Agora vamos criar os eventos das bolinhas que o pac vai comer.
1º Crie um evento no mapa, coloque o gráfico que preferir (eu usei uma de pedra do RTP)
Coloque em direção fixa, prioridade em ''junto ao heroi'', iniciar quando em ''ao tocar evento''.
Comandos de eventos, você coloca uma SE qualquer, crie uma nova variável com o nome de ''bolas'' e adicione (+) 1 na constante.
Depois, coloque na opção de switch local A, e deixa-a ON. Crie uma nova página nesse evento, deixa-a em branco, e coloque em condições do evento a switch local A:

Espalhe esse mesmo evento pelo mapa (copiando-o e colando-o) e não se esqueça de contar quantas tem:

Pronto. Dê OK.

Agora vamos criar as bolinhas que farão os fantasmas fugirem de nós:
1º Crie um novo evento no mapa com o gráfico que preferir (eu usei um gráfico de uma bola de neve do RTP)
Coloque em direção fixa, em ''prioridade'' coloque junto ao heroi, ''iniciar quando'' ao tocar evento.
Em comandos de eventos, coloque para reproduzir uma SE de sua preferência, coloque na variável 'pontos' +500 na constante (ou o número que quiser), crie uma nova variável com o nome de ''bolas especiais'' e adicione (+) 1 na constante. Depois coloque para todas a switchs ''blues'' ficarem ON: Blues 1, 2, 3 e 4.
E por fim, uma switch local A. Crie uma nova página nesse mesmo evento, e em condições do evento, a switch local A ON:

Espalhe esse evento mais uma duas vezes pelo mapa, e pronto!

Os comandos:

Agora que criou os objetos do mini-game, vamos criar os comandos para sua final funcionalidade.

Vamos criar primeiro um comando que faz com que, quando você tiver 1 ou mais na constante da variável ''bolas especiais'', após algumas frames as switches ''Blue'' ficarão OFFs.
Para fazer isso primeiro, crie um novo evento em processo paralelo, em condições de eventos, selecione a variável ''bolas especiais'' e deixe a constante em 1.
Depois, em comandos de eventos, coloque para que após 500 frames as switchs blues 1,2,3 e 4, fiquem OFF:

Certo, dê ok e pronto.

O próximo evento será quase igual a este, porém com a variável ''bolas''.
Deixe a constante igualada ao total de eventos de bolas no mapa.
Em comandos de eventos, coloque para as switches blues 1,2,3 e 4 ficarem ON, e escreva uma mensagem do tipo ''Parabéns, você coletou todas as bolas'', e depois coloque para voltar à tela título, após tudo isso:


Agora, nas extremidades do mapa, coloque eventos com a opção ''ao tocar evento'' e um teleporte, para o seu lado oposto:


Pronto.
Nosso próximo passo é fazer uma condição de teclas.
Todos nós sabemos que no jogo do pacman, ao pressionar por exemplo a tecla ''direita'' o personagem se move para a direita, e depois continua se movendo para a direita, sem precisar apertar nada.

Para fazer isso, crie um evento em processo paralelo, e nele em comandos de eventos, crie quatro condições, cada uma delas com teclas diferentes (Cima, Baixo, Esquerda e Direita)

Agora, dentro de cada condição, coloque um ''mover evento'' com a direção da tecla de condição.
Marque a opção ''repetir movimento'':

Perfeito!

Agora para finalizar, crie um último comando em processo paralelo no mapa, que faz com que após alguns frames, os fantasmas saiam daquele cubículo:

Para fazer isso, crie um evento em processo paralelo no mapa, e coloque para aguardar 200 frames.
Agora ponha o comando posições de eventos, e coloque para que cada evento dos fantasmas, fiquem num local fora do cubículo:

Coloque um comando ''apagar evento temp'' e tchan... ficou pronto!


Pronto! Finalizado! Nosso sistema está completo, e se quiser você pode adicionar um script de mostrar a variável na tela, para os pontos, aqui está:


Finalização:

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado deste tutorial.
O próximo será sobre como criar um mini-game de Snake.



Créditos: MayLeone por criar e idealizar o tutorial;
Raizel: Pelo script de pontos.
 
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